REGRAS E TUTORIAL DA LIGA CHAMPNBA

1. Introdução


O ChampNBA é um jogo online grátis onde geres uma das trinta equipas da NBA. Tu és um treinador em controlo da tua própria equipa, competindo numa liga contra outros treinadores humanos ou equipas controladas pelo computador.
O jogo nunca acaba e nunca pára, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Podes entrar no site e verificar sempre novas noticias sobre a liga, enviar a tua nova táctica ou comentar com os teus adversários.

Este manual vai auxiliar a iniciares-te no jogo, assim como a aprenderes todos os pormenores que precisas para teres sucesso. É uma leitura longa mas importante, no caso de quereres saber todos os detalhes sobre o ChampNBA.



2. Requisitos do Computador


Para seres capaz de tirar partido de todas as funcionalidades do ChampNBA, deves usar um computador com algumas ferramentas essenciais:
- Uma ligação sólida à internet;
- Um browser de internet (Internet Explorer e Firefox são aqueles onde o jogo foi completamente testado e aqueles que sugerimos);
- O JavaScript deve estar activado (normalmente já está activado por defeito nos browsers mais actuais).



3. Inscrição e Participação


O teu primeiro passo deverá ser o registo e posterior apresentação (ou candidatura a uma equipa, caso exista vaga na altura) no Fórum do ChampNBA. Para isso, deves seguir o link "Fórum" na página principal.
Após o registo ou demonstração de interesse em entrar na liga, serás colocado na lista de espera. Em qualquer dos casos receberás sempre notificação de um membro da comissão informando-te sobre o estado do teu registo assim que seja recebido e aceite.

Em caso do teu registo ser declinado, corrige todos os detalhes que inseriste, caso penses que possa ter existido algum dado duvidoso que possa ter causado a rejeição. Os casos mais comuns de registos inválidos são:
- Endereço IP não verificável (pode acontecer no caso de usares proxies);
- Registo duplo (lembra-te que apenas 1 conta é permitida por pessoa).

Nota: Fica o aviso de que algumas contas de email colocam os nossos e-mails automaticamente na pasta do lixo electrónico (especialmente se a tua conta for no Hotmail). Não te esqueças de ir verificando essa pasta e/ou adicionar o nosso endereço de email à tua lista de endereços seguros. Não te enviaremos e-mails indesejados ou spam.



4. Atributos e Cláusulas dos Jogadores


Todos os jogadores têm 11 atributos diferentes visíveis (numerados de 1 a 99) e alguns escondidos. Como seria de esperar, alguns atributos estão mais ligados a certas posições do que outros. Disponibilizamos uma tabela que relaciona os atributos dos jogadores com as suas posições. Deves prestar atenção aos atributos principais quando queres estimar a qualidade de um jogador.


Center’s

Atributos Principais: Ressaltos, Bloco
Atributos Secundários: Ataque, Defesa


Power Foward’s

Atributos Principais: Ressalto
Atributos Secundários: Ataque, Bloco


Small Foward’s

Atributos Principais: 3pts, Velocidade
Atributos Secundários: Ataque, Defesa


Shooting Guard’s

Atributos Principais: Scoring, Ataque
Atributos Secundários: Velocidade, Passe


Point Guard’s

Atributos Principais: Passe, Drible
Atributos Secundários: Velocidade, Cultura Táctica


a) Quando é que os jogadores se retiram?

Quando a idade começa a ser elevada, os jogadores podem escolher retirar-se do Basquetebol (independentemente do que se passa na NBA real). A lista de jogadores retirados de casa ano só é conhecida depois do termo da época em questão.


b) Os jogadores ficam descontentes?

Sim! E isso pode implicar que o atleta deseje sair da formação quando terminar o contrato. Os factores mais comuns são: não fazer parte da equipa titular, jogarem pouco, falta de resultados desportivos positivos.


c) Como funcionam os contratos dos jogadores?

Os contratos são inseridos conforme a realidade, agora a sua manutenção e desenvolvimento dependerão de ti!


d) Pode-se dispensar jogadores?

Sim, mas apenas um por época que será deduzido automaticamente no Cap Room da equipa.



5. Mercado de Transferências / Regras de Trocas


O mercado de transferências está aberto desde a altura em que a comissão o anuncie até ao dia 99 no simulador! (A Regular Season disputa-se na integra em 120 dias virtuais).

Durante a Regular-Season um jogador só poderá ser trocado 30 dias após ter sido transferido anteriormente, ou seja, cada jogador só poderá mudar de equipa num espaço de 30 dias (virtuais). Cada GM terá que respeitar determinadas regras numa transferência: não pode exceder os 15 jogadores, nem ficar com menos de 12! EQUIPAS COM MAIS DE 10.000.000$ DE CAP NEGATIVO, apenas podem fazer trocas quando no respectivo negócio, conseguem baixar esse mesmo Cap.

Uma transferência para ser consumada terá que respeitar a regra dos 85% - O que é isto? - 1º Identifica-se quem oferece + dinheiro em salários dos jogadores envolvidos na troca, o valor que essa equipa dá é multiplicado por 0,85. O resultado da multiplicação é o valor que a outra equipa terá que dar no mínimo. (Existe a excepção caso a equipa que receba mais dinheiro em salários tenha cap room para suporta-los).

Nota: Todas as trocas devem ser postadas pelos dois intervenientes no fórum da liga, com a devida identificação dos agentes envolvidos. Em caso de trocas consideradas polémicas, a comissão tem o direito de pedir uma explicação plausível aos GM’S para posteriormente deliberar sobre a sua legitimidade.

No final da época os jogadores em fim de contracto, ou tornam-se "free-agents" ou se auto-propõem a uma renovação de contracto. Aí compete ao GM decidir em renovar ou não o contracto. Sendo que o jogador apenas aceitará renovar mediante os valores a que ele se auto-propôs.



6. Constituição do Roster/Depth Chart


Uma equipa tem que ter no mínimo 12 jogadores e no máximo 15, mas só 12 poderão ser convocados. Uma equipa com 15 jogadores só poderá convocar 12, portanto é necessário fazer o seguinte raciocínio - Plantel com 15 jogadores ( 3 na IL - Injury List), Plantel com 14 jogadores ( 2 na IL ), Plantel com 13 jogadores (1 na IL) e se só 12 poderão estar activos, quem tem apenas 12 jogadores não terá que colocar ninguém nessa IL. (A Injury List pode ser modificada em qualquer altura, tanto na Regular Season como nos Play-Offs).

Cada equipa terá que ter 5 titulares, 5 primeiros suplentes e 5 segundos suplentes. Cada GM terá que escolher as suas principais armas ofensivas e para tal, no envio do roster, terá que colocar no Key Player nº1 - jogador "x"; Key Player nº2 - jogador "y", Key Player nº3 - jogador "z". Quer isto dizer, que a 1ª solução no ataque será procurar o jogador que o GM definiu como Key Player nº1, sendo que a alternativa será o Key Player nº2 e a segunda alternativa será, respectivamente, o Key Player nº3.


Estratégias

Existem várias opções para os GM’S escolherem, essas são estratégias que podem funcionar bem ou mal consoante os jogos que se disputam. As estratégias disponíveis são:
- Ritmo de jogo: Muito Lento, Lento, Normal, Rápido, Muito Rápido. (escolher apenas 1)
- Frequência de 2 contra 1: Nunca, Pouca, Normal, Frequente, Sempre. (escolher apenas 1)
- Frequência de Pressão: Nunca, Pouca, Normal, Frequente, Sempre. (escolher apenas 1)
- Estratégia Atacante: Interior, Exterior, Balanceado. (escolher apenas 1)
- Jogo Psicológico: Sim, Não (escolher apenas 1)



7. Comportamento e Normas de Conduta


Se queres fazer parte da nossa comunidade de utilizadores tens mesmo de respeitar algumas regras. Estas regras não se aplicam apenas aos fóruns, mas a todas as áreas onde podes interagir com outros utilizadores como por exemplo blogs, o tag no site, mensagens internas, etc.


O que NÃO é permitido:

- Criação excessiva de comentários ou tópicos semelhantes ou simplesmente desviados do assunto do tópico (spam)
- Responder a tópicos apenas para os colocar no topo da lista (bumping=spam)
- Ataques a outros utilizadores, comentários racistas, xenófobos ou contra qualquer religião
- Discussões políticas
- Uso excessivo de palavras consideradas ofensivas e insultos
- Uso excessivo de MAIÚSCULAS
- Acusações de batota (devem ser feitas através dos emails na página contactos)
- Publicidade a serviços ou venda/troca/compra de bens na vida real
- Criação de tópicos ou comentários com ligação a conteúdos para adultos (pornografia, etc).


Punições:

- punições são decididas com base na gravidade da infracção, assim como no comportamento do utilizador até à data da infracção.
- Os moderadores dos fóruns podem mover, apagar ou fechar tópicos sem aviso e/ou explicações, se assim o entenderem.


Este conjunto de regras pode mudar sem qualquer aviso por parte da equipa de administração.

Obrigado e bom jogo!

ChampNBA: Home | Regulamento
©2014 ChampNBA Basketball League. All rights reserved.