ChampNews Banner

Entrevista a João Tempera (GM Thunder)

Por: Filipe Pardal (KOBE_08)
29/04/2019

Imagem ilustradora  Devin Booker está em fim de contrato e a sua decisão poderá ser chave para o futuro em Oklahoma.
Está na liga desde o seu começo, já foi finalista e é um dos GM's com mais vitórias. Falamos de João Tempera GM dos Oklahoma City Thunder que, nesta temporada 8, está à procura de um novo patamar para a sua equipa. Se a época começou de forma algo irregular, isso não parece ter abalado as aspirações de um GM que, acima de tudo, sabe o que quer.

FP - A época começou de forma algo irregular para os lados de Oklahoma. O que está a falhar?
 

JT - Este início de temporada está longe de ser perfeito. É certo que a off season foi algo conturbada, mas não é motivo para algumas derrotas absurdas que tivemos neste primeiro terço da temporada.
Mas também tenho que fazer um mea culpa. Numa ou outra simulação existiu um exagerado nível de confiança quando deveria ter preparado a equipa de melhor forma...

FP - Os adeptos dos Thunder podem esperar um top 3 no final da regular season? Quais são as suas ambições?

 

JT - Depois de duas temporadas a ficar em 4o lugar da conferência Oeste, estaria a mentir se dissesse que não teríamos esse desejo. Mas temos que ser realistas. É muito difícil destornar os Lakers, Mavs e Warriors. Para além disto, temos várias equipas a aparecer muito fortes neste início de campeonato.
Ou seja, em primeira instância pretendemos garantir os playoffs; numa segunda manter a posição das últimas temporadas e por último, se for possível, entrar no top 3.


FP - Porquê a posição de não querer trocar ninguém? É a verdade ou apenas um bluff de Trade Block?

JT - Tem tudo a ver com o planeamento da equipa. Depois do falhanço Leonard, não vemos necessidade de investir na equipa, até porque o campeão está mais do que decidido...
Mas até ao final da época não coloco de parte fazer trocas por jogadores que não interessam para o futuro do franchise, só para lucrar com eles no futuro. Mas infelizmente esta técnica requer muita publicidade no chat e esse é um local que é cada vez mais insuportável de participar.

 

FP - Tem problemas de relação com alguns GMs? Quais e porquê?

JT - Não vale a pena enumerá-los. Felizmente são uma pequena minoria e tenho uma ótima relação com a maioria dos GMs, sendo que alguns até posso considerá-los como amigos. O Champ é um jogo para nos divertirmos e é dessa forma que devemos montar o nosso mindset.

 

FP - Além dos Lakers, que outras equipas considera candidatas ao título?

JT - Sinceramente, apenas consigo ver duas equipas que consigam fazer cócegas aos Lakers: Mavericks e Bulls.

 

FP - Qual é o seu 5 ideal da liga?

JT - Russell Westbrook, Steph Curry, Lebron James, Giannis Antetokounmpo e DeMarcus Cousins

 

FP - Vê a sua equipa com Devin Booker a liderar durante muitos anos ou acha que tem de reformular essa estratégia?

JT - Sem dúvida! É certo que ele não vai ganhar nada sozinho (quem consegue ganhar também..?), mas é um jogador que aprecio bastante e conto com ele para liderar a equipa no futuro. Agora falta a renovação...

 

FP - Descreva a sua equipa numa palavra.

JT - Lutadores.

 

FP - Numa breve análise à liga, que equipas são as principais surpresas (positivas e negativas) até ao momento?

JT - Para mim a maior surpresa da temporada está a ser a grande prestação que os Blazers estão a fazer. É certo que este ano pegou no leme da equipa provavelmente o melhor GM da liga, mas mesmo assim, o atual 3o lugar na competitiva conferência do Oeste é fenomenal.
Quanto às surpresa negativas tenho que destacar os Kings e Knicks. Esperava muito mais destas equipas, mas acredito que com a experiência dos seus GMs irão dar a volta por cima e colocarem-se em posição de playoff.

 

FP - Muito obrigado pelo seu tempo, é sempre um prazer conversar com um GM histórico e tão importante para a liga como é o seu caso. Para terminar, tem críticas ou sugestões a fazer à liga numa perspetiva de melhoramento contínuo?

JT - Primeiro de tudo tenho que agradecer ao excelente trabalho que tem sido feito pelo Kobe ao longo destes 6 anos. Não é fácil manter a estrutura e dinamizar a liga por tanto tempo. Também há que dar os devidos créditos a todos as pessoas que gastam um pouco do seu tempo pessoal para a produção de conteúdos relativos à liga (Pardal, Carpinter, Bruno, entre outros). Esta é a melhor forma de reconhecer as pessoas que fazem este simulador continuar e melhorar o respetivo engagement.
Eu não teria muito a mudar, mas quanto a sugestões, talvez implementasse regras anti-tanking. É um bocado absurdo ter quase um terço da liga a jogar para perder. O que nos faz melhorar é o incremento de competitividade geral e o que se tem vindo a observar tem sido exatamento o oposto.
Outro ponto que mudaria seria apenas abrir o chat do whatsapp para as simulações. Primeiro de tudo obrigaria os GMs participarem no local devido que é o fórum e por outro lado evitava-se o constante spam dos boston celtics fans - portugal. Esta medida aumentaria iria dinamizar bastante o fórum, pois muitas vezes coisas que deviam ser por lá discutidas, são no whatsapp e ficam por lá perdidas.
Obrigado eu por esta conversa!


ChampNBA: Home | Regulamento
©2019 ChampNBA Basketball League. All rights reserved.