ChampNews Banner

Entrevista a Francisco Carvalho (GM Nets)

Por: Filipe Pardal (KOBE_08)
07/02/2019

Imagem ilustradora  Brooklyn espera casa cheia para ver Chris Paul a brilhar!
É um dos GM's que mais críticas tem ouvido nos últimos tempos. No entanto, consegue colocar, por norma, as suas equipas a jogar um bom basquetebol e com bons resultados. Será que depois de trocar Paul George o ano passado e Karl Anthony-Towns este ano ainda resta alguma esperança neste projeto? Falámos com Francisco Carvalho para nos tentar esclarecer.

FP - Os Nets começam esta temporada com um roster totalmente renovado. Até onde pode chegar, este ano, a sua equipa?
 

FC - Depois de falhada a renovação do Hayward, que fez com que o projeto que estava pré estabelecido fosse por água abaixo, tivemos de tomar várias decisões relativamente ao nosso futuro. Tínhamos um equipa bastante competitiva, que com alguns erros cometidos ficou mais fraca. Preparamos este ano com um misto de juventude com e veterania que vão ser importantes ao longo da época para segurar o balneário. Não gosto de jogar para perder, mas DONCIC é um Rookie apetecível que pode mudar o rumo de um franchise. Chegar aos PO com o nosso elenco é possível agora vamos ver qual será a melhor opção.

FP - Tem um líder indiscutível em Chris Paul e parece que o quer trocar. Porquê?

 

FC - CP3 é o nosso líder, e conto com ele para guiar a equipa ao longo da época, mas sendo um grande jogador com um grande contrato, é uma pedra aliciante para várias equipas que querem atacar o topo da liga o que me dá margem para o ter no mercado e tentar fazer o melhor negócio possível para o nosso futuro. Garanto que não o vou trocar por trocar.


FP - Tudo indica que terá algum dinheiro para atacar a próxima offseason. É nesse FAP que está a pensar para revitalizar Brooklyn?

FC - Tenciono chegar a esse FAP com a necessidade de contratar 2 no máximo 3 jogadores.
Existem grandes nomes que podem ir para o mercado e estava a ser hipócrita se dizia que não estava a pensar já nisso. IRVING, Anthony Davis, Russell Westbrook, LeBron James, Kristaps Porzingis, Karl-Anthony Towns são tudo jogadores em ultimo ano de contrato e apesar de alguns renovarem outros vão estar disponíveis e conto ir buscar dois destes jogadores. Toda gente sabe que sou um fanático por IRVING, TOWNS e PORZINGIS e farei tudo para os juntar num futuro muito próximo.

FP - Arrepende-se de ter trocado Karl Anthony-Towns?

FC - Para ser sincero foi das trocas que mais me custou fazer. Não queria ficar sem ele, mas com a equipa que tinha ele dificilmente iria renovar comigo. Assim vai ser um dos nomes que se for para o FAP vai estar em Brooklyn na próxima época. Foi o nosso líder e os adeptos não o esquecem. Foi um Até já…

 

FP - Como é que digere as críticas que vários GM's da liga lhe têm feito nos últimos tempos?

FC - Já tive oportunidade de responder a toda a gente que me critica e nunca me vou calar. As decisões que tomei foi porque achava que eram as melhores para a minha equipa naquele momento. Numa prespetiva de competitividade da liga, arrependo-me de ter feito a troca do Paul George pois os Lakers ficaram muito fortes, e com o final da época e a não renovação do Hayward mais razão deu alguns GMs. Mas isto é um jogo que temos de jogar e estar preparados para ouvir criticas e responder a elas. O que mais me irrita é ser criticado por GMs que nada fazem para que as suas equipes sejam melhores. Alguns dos que criticaram tem a equipa na m**** há muitas épocas e não fazem nada para a tirar de lá. Quanto às criticas do Lança tenho de as aceitar pois acabei com o sonho dele.

 

FP - Numa breve análise à liga, que equipas lhe parecem candidatas ao título e quais serão as principais surpresas?

FC - Existe claramente na nossa liga duas divisões neste momento. Numa primeira Lakers, Dallas, Bulls, Hornets, Utah, Boston e Pelicans e numa segunda liga todas as outras. Apesar de toda a gente dizer que os Lakers já são campeões, eu vejo a nossa liga bastante competitiva com Bulls, Hornets e Dallas a terem algo a dizer nesta luta. Como surpresas da época aposto em Utah e Pelicans para chegar a uma final de conferencia. Como desilusões Phila e Rockets.

 

FP -Tem, na sua divisão os Sixers e os Celtics. Acha que está a altura para competir com estas formações?

FC - Sinceramente neste momento não é algo que me preocupe, mas acho que temos equipa para qualquer uma delas. Uma equipa com CP3, Saric, Okafor, Markannen não pode ter medo de ninguém. Os Boston fizeram um grande FAP apesar do seu treinador achar-se a ultima bolacha do pacote. Os Sixers vão passar mal com a saída do Pardal. Para mim vão ser das desilusões da época.

 

FP - Diga-nos o seu 5 ideal na liga.

FC - Westbrook, Harden, Antetokounmpo, Anthony Davis, Joel Embiid

 

FP - Descreva a sua equipa numa palavra.

FC - Insanity

 

FP -Muito obrigado pelo seu tempo e boa sorte para a temporada. Para terminar, o que acha da nossa liga agora que entrará na sua oitava época, tanto ao nível do que tem sido desenvolvido, como ao nível de críticas ou sugestões a fazer.

FC - Antes demais gostava de agradecer o tempo que a comissão dispõe para que isto seja possível.
A nossa liga é fantástica. Vou para a minha 4 época no SIM (se não me engano) e cada vez me dá mais gozo jogar. Já fiz aqui bons “amigos” e espero que dure muito mais tempo.
A minha sincera opinão é que toda a gente deveria dar mais ao projeto champ. Vejo pessoas a não comentar noticias a não atualizar os Trade Blocks e isso são as coisas mínimas que devem ser feitas e nestes pontos acho que a comissão deveria ser mais autoritária e não deixar o GM continuar. Isto só funciona se o pessoal estiver interessado se for só para vir cá uma vez por semana acho que podemos dispensar esse tipo de malta. De ano para ano tem evoluído de uma forma consistente o que é excelente. A adição do Whattsup veio dar outra vida ao jogo e picardias.

 


ChampNBA: Home | Regulamento
©2019 ChampNBA Basketball League. All rights reserved.